O VLT sempre foi meu maior medo e receio, desde seu anuncio. Várias ruas sendo fechadas e muitas mudanças no trânsito do centro para esse novo transporte começar a aparecer em nossa cidade.
Como funciona? VLT é um Veículo Leve Sobre Trilhos, que é extremamente silencioso e também lento. Não possui catracas. O sistema de pagamento é "voluntário" e feito por cartões pré-pagos em máquinas que nem as de ônibus que ficam localizadas perto de cada porta. A ideia é de existirem três linhas que ligarão todo o centro, passando pela rodoviária, saara, praça XV, cinelândia, aeroporto e praça mauá. A abertura das portas se dá por um botão localizado em cada uma delas. Caso alguém queira embarcar ou desembarcar em alguma estação, deve pressioná-lo. Caso ninguém aperte, aquela porta ficará fechada. Aparentemente os botões só se tornam pressionáveis nas estações, espero que realmente sim, ou teremos muitos acidentes.
Desde a primeira semana de funcionamento do VLT que já estou utilizando e notando sua evolução. Ainda é algo muito cru e lento. Vejo como algo bem turístico e não-prático para o dia-a-dia do trabalhador carioca. Em horários de almoço já peguei um trem extremamente lotado, que era impossível de ir até o local de pagamento. Provavelmente em horários de pico em seu funcionamento pleno isso será um grande problema, visto que muitas pessoas não conseguirão efetuar o pagamento (ou então irão fingir que não conseguiram para dar aquele calote esperto, estamos de olho). A velocidade ainda está bem lenta, não vendo vantagem para quem tem pressa, talvez sendo ainda melhor pegar um ônibus ou metrô. Estou pegando atualmente este transporte pois está de graça e se estou caminhando para algum lugar e ele passe em minha frente, acabo aproveitando. Sua velocidade média acho que não está passando de 20km/h, sendo possível em alguns momentos ir mais rápido que o mesmo se estiver correndo. read more